Unistalda tem conceito ótimo nos serviços de saúde oferecidos

Setor

Saúde

Data

17/06/2019 10:25:14

Imprimir postagem


Notícia

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou o resultado da certificação do 3º ciclo do PMAQ AB (por equipe) dos municípios gaúchos. Unistalda foi um dos 25 municípios do Estado a conquistar o conceito ÓTIMO, a nota máxima dada pelos avaliadores do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. 

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, a  partir do repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem a melhoria no padrão de qualidade no atendimento. 

Em Unistalda, a adesão da equipe da atenção básica com saúde bucal(AB/SB) ao programa ocorreu em 2013 e nessa fase de contratualização o município recebia o percentual de 20% do Total do recurso repassado pelo programa PMAQ AB do Ministério da Saúde. Deste valor 75% é repassado  para os profissionais integrantes da equipe Atenção básica e 25% para custeio das ações e serviços da atenção básica e infraestrutura da UBS. Em 2014 após avaliação externa do Ministério da saúde do 2º ciclo, a equipe AB/SB e a Unidade foi certificada com conceito “acima da média” o que correspondia a 60% do recurso PMAQ-AB, este mês foi divulgada  a portaria ministerial nº 874/2019 referente a certificação do 3º ciclo do PMAQ AB, que iniciou-se em 2015, e  que a equipe AB/SB e Unidade Sanitária de Unistalda/RS obtiveram 100% do recurso PMAQ AB, com conceito “ÓTIMO”  , ou seja, nota máxima alcançada por qualquer equipe AB/SB.

Na foto acima, o prefeito José Amélio Ribeiro, vice Gilnei Manzoni, a enfermeira Cláudia Pavanelo, a odontóloga Marja, os três avaliadores e coordenadores PMAQ SB/Saúde Bucal. 

Parte da equipe da Secretaria de Saúde de Unistalda.

DESEJA FALAR CONOSCO? É FÁCIL, ABRA UM TICKET.