Distribuição da Chama Crioula reuniu centenas de tradicionalistas

Setor

Cultura

Data

09/09/2019 09:50:04

Imprimir postagem


Notícia

 

A distribuição da Centelha da Chama Crioula, que simboliza o orgulho do gaúcho e o amor pelo Estado, foi entregue aos 11 municípios que compõem a 10ª Região Tradicionalista. A solenidade, na Lagoa do Junco, marcou o início dos Festejos Farroupilhas em Unistalda, que este ano foi escolhida para a distribuição em âmbito regional. Trazida de Tenente Portela por cavalarianos que percorreram 340 kms no lombo do cavalo, a centelha foi recebida pelo prefeito José Amélio Ribeiro, que enalteceu a bravura dos integrantes da cavalgada, que durante duas semanas enfrentaram frio, sol e chuva, em nome do orgulho e do amor pelo Rio Grande. Na sequência, os cavalarianos foram homenageados com a entrega de um certificado. 

Local histórico

Essa foi a 2ª vez que Unistalda sediou a distribuição da Chama Crioula. O cenário escolhido foi a Lagoa do Junco (propriedade de Milton e Norma Beck), um dos pontos turísticos mais conhecidos na região e que fica em um local de fácil acesso (500 metros da BR 287). Após a entrega da Centelha aos 11 municípios (Unistalda, Santiago, Itacurubi, Capão do Cipó, São Francisco, Manoel Viana, Nova Esperança, Jaguari, São Vicente, Mata e Toropi), os cavalarianos começaram o retorno a suas cidades, onde chegarão no dia 14, data da abertura oficial da Semana Farroupilha. 

Bandeira do Rio Grande foi um dos atrativos na Distribuição da Chama Crioula. O simbolo do Rio Grande hasteado na Lagoa do Junco é a mesma usada durante a Expointer (em Esteio), e pela primeira vez na história foi retirada do Parque de Exposições Assis Brasil, para ser emprestada ao município de Unistalda.  

DESEJA FALAR CONOSCO? É FÁCIL, ABRA UM TICKET.