Unistaldenses participam da Mobilização Municipalista 2019

26/11/2019 12:33:39

O vice-prefeito de Unistalda, José Gilnei Manzoni, acompanhado dos vereadores Paulo Jair, Sílvio Bielfuss, Moacir Nazário, Diulinda Pires e Beto Viana e do secretário da Fazenda, José Elizandro Brandli, estão em Porto Alegre participando de pautas importantes para defender o municipalismo. O encontro é organizado pela Famurs e vai resultar em uma carta com pleitos, que será remetida ao governador Eduardo Leite. Nesta edição, a mobilização dos prefeitos ganhou ainda mais força pelo impacto de mudanças no pacto federativo, propostas pelo governo federal.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. "Equivocadamente o governo ou as pessoas que criaram a regra, não consideram o ICMS e o IPVA, por exemplo. 82% dos municípios brasileiros não arrecadam 10% do que eles chamam de próprio. 4.565 municípios, inclusive uma capital. Isso não problema de gestão. É legislação", aponta o ex-prefeito de Saldanha Marinho e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, que também participa do evento.