ATUALIZAÇÃO PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE ESCOLAS

Equipe de servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Unistalda participaram do evento de formação “Atualização para Manipuladores de Alimentos de Escolas”, realizado no dia 23 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – IFFAR São Vicente do Sul. O evento foi promovido pela EMATER/RS e organizado no município pela extensionista Eliane Lopes e pela nutricionista Caroline Giuliani.

O curso abordou sobre as boas práticas na manipulação de alimentos e sobre a nova Resolução nº 06, de 8 de maio de 2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – FNDE que traz mudanças em diversos aspectos na execução técnica, administrativa e financeira do PNAE.

Com relação aos cardápios oferecidos para os estudantes, destaca-se a proibição da oferta do açúcar e alimentos ultraprocessados para as crianças até 3 anos de idade, bem como a ampliação da lista de proibições de alimentos, para aquisição com recursos federais.

A partir da publicação da nova legislação, os alunos não poderão levar lanches para as escolas e as festas só serão permitidas com adaptação para preparações saudáveis. As mudanças trazidas pela nova resolução terão a longo prazo um grande impacto na saúde e no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Além disso, as alterações propostas objetivam a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares, que geram grande impacto na saúde pública.

Participaram da formação os cozinheiros das escolas municipais e estadual Leonardo Viana e Mara Camargo (Escola Álvaro Martins), Caren Ibarros e Mareni da Silva (Escola Marcos José Zanella), Ingrid Escarrone (Escola João Aquino), Caroline Giuliani (Nutricionista), Vera Farina (Setor de Alimentação Escolar), Ana Barbosa (Direção escolar), Rubiane Braga (Direção escolar) e Catiusce Zanella (Secretária de Educação e Cultura).