1

CONHEÇA A HISTÓRIA DA PROFESSORA UNISTALDA, ORIGEM DO NOME DE NOSSO MUNICÍPIO

Até há poucos dias, o que se sabia era que o nome Unistalda surgiu quando o general Horta Barbosa passou por onde hoje é o município entre 1935 e 1936, durante a construção da estrada de ferro que liga Santiago a São Borja. Ele deu o nome de Unistalda ao pequeno vilarejo que surgia ao redor da estação, uma homenagem a sua mãe, que se chamava Unistalda Amália Horta Barbosa.

O tempo passou, a vila cresceu e virou cidade. Mas nunca ninguém pesquisou quem foi a senhora Unistalda. Qual sua profissão, onde vivia, quando nasceu e quando morreu?

Essa resposta só chegou ao município no mês de maio, depois de uma árdua busca pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que chegou a uma bisneta da professora Unistalda. Sim, durante boa parte de sua vida, a mãe do general Horta Barbosa foi professora e chegou a diretora na escola estadual Cônego Joaquim Monteiro, no município de Matias Barbosa, em Minas Gerais.

Unistalda Amália Horta Barbosa nasceu em Sabará, em Minas Gerais, em 30 de setembro de 1858. Faleceu em 2 de abril de 1928. Foi casada com João Dinis Barbosa e ficou viúva muito moça, tendo conseguido com seu esforço e trabalho educar todos os seus filhos. Prestou serviços ao magistério mineiro de 1898 a 1918. Começou como professora na escola pública de São José das Três Ilhas e terminou em Matias Barbosa, como diretora do grupo escolar, onde se aposentou por problemas de saúde.