PALESTRA NA ABERTURA DO OUTUBRO ROSA

Conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado para lembrar as mulheres da importância da detecção precoce. Para despertar o assunto e promover a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o médico ginecologista Rafael Peixoto levou informações para as unistaldenses que se fizeram presentes.
Durante o encontro, o ginecologista destacou que, se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta chances de cura superiores a 90%.
A mulher deve estar atenta ao surgimento de qualquer alteração na mama, e deve procurar um mastologista ou ginecologista assim que encontrar algum destes sintomas: retração da pele ou mamilo, alteração na coloração ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo e presença de nódulo na mama ou axila. A realização de exames preventivos, como a mamografia, também auxiliam na detecção precoce.