PREFEITO PRESTA CONTA DOS 100 DIAS DE GOVERNO

Unistalda – No dia 10 de abril o prefeito Gilnei Manzoni e a vice Diulinda fizeram a Prestação de Contas dos 100 dias de gestão, com intuito de dar transparência às atividades desenvolvidas e apresentar projetos futuros.  O evento ocorreu no gabinete do prefeito com a presença dos secretários municipais (mantendo-se todos os protocolos de prevenção à Covid-19), com transmissão ao vivo pela Rádio Unistalda FM. Em seu pronunciamento o prefeito Gilnei destacou o excelente trabalho que vem sendo feito pelos secretários municipais e por todos os servidores, colaborando para o desenvolvimento do município. “Foram dias de muito trabalho, graças a uma equipe dedicada e com foco em proporcionar o resultado esperado pelos unistaldenses”. Também destacou que neste momento se torna necessária a redução de custos, já que os repasses federais e estaduais serão menores, devido à crise financeira que atinge todo o País por causa da pandemia.

Três meses de muito trabalho

Gilnei destacou que este período foi marcado por muito trabalho de todos os servidores e destacou algumas obras: melhorias e ampliação na rede de abastecimento d’água; patrolamento e cascalhamento nas estradas em várias localidades do interior; construção de garagens para os veículos da saúde; colocação de lâmpadas de led na rua Protásio Nenê e em outras vias centrais; início da construção do horto florestal; construção de uma ponte (pranchada) em Carneirinho e de pontilhão na Porteirinha; construção do novo passeio público na esquina da Secretaria de Desenvolvimento Social e ajardinamento no local e também na Secretaria de Agricultura. “São algumas de nossas realizações até o momento e muito mais virá nos próximos meses.”

Trabalho e dedicação

Perguntado sobre a aceitação do governo pelos unistaldenses, o prefeito Gilnei disse que acredita que está conseguindo corresponder às expectativas. “Sabemos das dificuldades, mas não mediremos esforços para a cada dia mostrarmos mais trabalho, sempre com dedicação e compromisso.” O prefeito também agradeceu a parceria e o diálogo com o Legislativo, que sempre atua primando pelo bem-estar de todos os unistaldenses.  Ao encerrar, o prefeito disse que há muitos projetos para serem colocados em prática e que em breve se tornarão realidade, como a ampliação da iluminação de led em outras ruas, investimentos na saúde, ampliação do centro de remates, academias populares no interior, garagem para o maquinário da Agricultura, pavimentação do acesso à cidade… “Vamos seguir trabalhando muito para atender aos anseios dos unistaldenses. Os 100 dias de governo representam apenas um marco inicial. Sabemos que a Diulinda e eu ainda temos quase quatro anos de muito trabalho. Com o apoio de nossa comunidade, a dedicação de nossos servidores e com a ajuda de Deus, seguimos em frente.”

Secretários prestaram contas

Durante a entrevista coletiva, todos os secretários municipais explanaram as principais ações desenvolvidas pela equipe.

Administração:

Em 100 dias, a equipe da secretária Vandiele Martins teve muito trabalho na geração da folha de pagamento, o que é feito todos os meses. Também na atualização do cadastro dos funcionários; elaboração do projeto do centro administrativo municipal, que será ampliado em breve. Também nos projetos de ampliação do centro de remates e da pavimentação do trevo de acesso a Unistalda, na BR 287. O setor de patrimônio também já iniciou a nova etiquetagem dos bens, veículos e maquinário do município. Além de trabalhos rotineiros, como respostas a pedidos protocolados, admissão de novos servidores, emissões de portarias e outros.

Educação:

A secretária Catiusce Zanella e sua equipe ainda não conseguiram retornar com as aulas presenciais dos estudantes (bandeira preta em todo o Estado). Apesar disso, a equipe trabalhou muito na mudança de endereço da biblioteca municipal; planejamento do ano letivo, no formato híbrido; visitas às escolas para receber as demandas de melhorias; solicitação junto à secretaria de Saúde dos alvarás de vigilância sanitária para as escolas; reorganização do transporte escolar para entrega dos materiais aos estudantes por causa das aulas remotas (bandeira Preta); cercamento da escola  Nova Ação e Marcos José Zanella; participação em reuniões pedagógicas e no seminário de Educação promovido pelo Sesc.

Fazenda:

A secretária Franciele Strazzabosco anunciou que o pagamento dos fornecedores segue sendo feito em dia e também que a primeira parcela do décimo terceiro do funcionalismo será paga no dia 30 de abril. Entre os trabalhos feitos pela Secretaria nos 100 dias está a Prestação de contas do Exercício de 2020 e entrega das contas do prefeito anterior ainda no mês de janeiro; atualização da planta de valores para geração dos tributos municipais; revisão dos blocos de produtor; realização de licitação para compra de pneus para todas as secretarias municipais e desenvolvimento do novo site da prefeitura;

Desenvolvimento Social:

A secretária Vanessa Rodrigues anunciou a nova Campanha do Agasalho e pediu a ajuda de toda a comunidade. Falou sobre os novos cadastros do bolsa família; visita a famílias em condições de vulnerabilidade social; distribuição dos kits de prevenção a Covid-19; planejamento para retorno de alguns grupos do CRAS; organização e lançamento da próxima campanha do agasalho e de alimentos não perecíveis; distribuição de cestas básicas para idosos em condições de vulnerabilidade social.

 Obras:

A equipe chefiada por Diderot Melo atua em mais de uma frente de trabalho, com destaque para a construção de rede d’água da escola Nova Ação até a Serra do Dico; patrolamento e cascalhamento das estradas da Porteirinha, Cantina Vermelha, Manoel de Freitas (até o Passo Santa Maria), Serra dos Viana, Antolines, Esquina Itacurubi, Juvêncio Machado… Construção do pontilhão na localidade de Porteirinha e de uma ponte (pranchada) em Carneirinho. Reforma de mata-burros em Cantina Vermelha, Porteirinha, Rincão da Natividade e Rincão dos Portugueses. Construção do novo passeio público na esquina do Desenvolvimento Social e colocação de iluminação de led em parte da avenida Protásio Nenê e na rua Serafim de Jesus.

Saúde:

Em tempos de pandemia, o município de Unistalda tem se destacado na vacinação contra a Covid-19. Mais de 25% da população unistaldense já está imunizada contra a doença, um dos melhores índices no Estado e País. A equipe da secretária Bianca Lopes trabalha incansavelmente na prevenção à doença, também com visitas rotineiras ao comércio, dando orientação dos protocolos a serem seguidos. Também houve contratação de novos profissionais médicos; terapeuta ocupacional; ampliação dos dias de atendimento do Centro de Triagem à Covid e contratação de mais um profissional médico.

Meio ambiente:

O secretário Zeferino Pavanelo fez melhorias no recolhimento do lixo doméstico na cidade (segunda e sexta-feira e interior, na sexta). A equipe também dá orientação aos unistaldenses dos procedimentos corretos para poda e retirada de árvores e promoveu uma campanha de recolhimento de pneus. Também fez a instalação de novas lixeiras na cidade e plantação de mudas de pau-ferro (árvore símbolo do município) em frente ao cemitério.

Agricultura:

O médico veterinário Luciano Martins é o titular da Pasta e sua equipe já fez trabalhos de globe, retroescavadeira e grade para dezenas de produtores rurais. Também foi feita a organização, ajardinamento e pintura do prédio. Entre os programas, destaque para a implantação do programa de inseminação artificial; coleta de solo para análise; encomendas de mudas frutíferas e nativas; cadastro do programa troca-troca de sementes; encomendas de alevinos e pintos; escolha do local e início das obras do horto florestal.

image_pdfDownload PDFimage_printImprimir
Compartilhar no Facebook: