PROGRAMA MALA DE GARUPA

 A Secretaria de Educação do município de Unistalda, esta inovando em época de pandemia, pois mesmo com o distanciamento social e as aulas paralisadas por causa do covid 19, foi criado o projeto Programa de rádio ” Mala de Garupa”, traçada como uma batalha cultural educacional interativa.

 O projeto visa facilitar a aproximação do convívio dos participantes da comunidade escolar e geral, na reconstrução e sustentação da realidade social a qual estamos vivenciando (diante do coronavírus decretado como pandemia mundial); ajudando  o aluno à realização atividades e entreterimento, como forma de auxílio.

Com o objetivo de interagir  com a comunidade   escolar e geral, por meio da plataforma radiofônica, facebook e vídeo conferência  e telefone, usando como alternativa para maior aproximação da comunidade entre perguntas , respostas, musicas, lendas e parlendas da nossa cultura, também interagindo com os profissionais da educação com participação em  temas pertinentes e correntes(corona, atualidade, confinamento).

 A ideia é que a plataforma reúna atividades culturais e  pedagógicas, agregando tarefas e conteúdos que ajudem a compor notas o aprendizado cultural dos  estudantes. Uma melhor integração entre as escolas. Mantendo assim o ritmo de aprendizagem para que isso não comprometa o processo sócio educacional, com a participação das escolas municipais e estadual, comunidade em geral, pais, alunos, professores e funcionários públicos.

A apresentação do primeiro programa ocorreu no dia 29/03/2020, as 10:00 hs, e será repetido semanalmente conforme orientações abaixo e sem prazo definido para finalizar.

O programa Mala de Garupa tem duas inserções semanais, nas terças e quintas-feiras com 1h e 30 de interatividade podendo ser adequada conforme aceitação da comunidade escolar, início as 10:00 hs da manhã, através da plataforma Google Hangoust apresentada via Radio Unistalda FM 87.9.

O programa é apresentado pela professora Ana Arocha, reponsável pelo Departamento de Cultura do muncípio de Unistalda.

Cabe salientar que  a questão do relacionamento entre professor e aluno, e  que faz a diferença entre educação presencial e já que nesta há ausência de um contato face a face e isso é insubstituível, mas de alguma forma estaremos contribuindo para que essa distância não fique tão traumática e tão longa.

Se tornando uma alternativa de modelo de entreterimento educacional e cultural neste momento, servindo como ação complementar educacional e também como auxilio aos projetos de educação fiscal do município de Unistalda nesse primeiro semestre de 2020, como opção na busca pela pontuação no PIT, programa que incentiva ações de interesse mútuo entre o Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS, repercutindo nos repasses às Prefeituras.

O Grupo de Educação Fiscal Municipal de Unistalda – GEFIM, parabeniza pelo excelente projeto realizado pela professora Ana Arocha e demais membros da Secretaria de Educação, pois este Programa de rádio “Mala de Garupa” é sem dúvida uma ferramenta moderna, inovadora e que venho atender as necessidades como meio de comunicação entre a rede de ensino e a comunidade escolar unistaldense.

image_pdfDownload PDFimage_printImprimir
Compartilhar no Facebook: